#48




Dizes que estás velho
Eu podia dizer-te que                  
sei de cor cada uma das rugas
que te emolduram os olhos azul mar
(onde me perco e naufrago em cada despedida)
Que sei
o ondulado da maior madeixa branca
que sobressai no teu cabelo
(agitado)
e que gosto de observar

Dizes que as tuas mãos são rudes e imperfeitas
Eu podia dizer-te que sei de cor
os vincos de cada tendão
O formato das tuas unhas
Os gestos que fazes enquanto conversas
Ou como insistes em ir puxando
o canto da cutícula do polegar
com o dedo maior da tua mão 



Sobre as tuas mãos
podia ainda continuar a dizer-te que sei que
o mínimo da mão direita
nunca se abre até ao fim
(e nunca te perguntei porquê)



Na verdade
podia também dizer-te que
são tão meigas essas mãos
São as mãos que me abraçam
que me fazem
(raras vezes)
uma festa no rosto
que me esculpem, desenham
e me escrevem
(mesmo que pouco)
todos os dias
Dizes que a vida te sabe melhor sozinho 
E eu podia fugir dizer-te apenas sobre a forma
como prendes os sabores entre os dentes
a cada garfada que tragas
Ou podia dizer-te
sobre a vida sozinho
que aprendi a gostar de ti assim
Mas que quando te juntas a mim
gosto mais de como nos rimos tanto



Podia dizer-te que
(quase)
todos os dias sou só eu que aqui fico sozinha
E fujo sim 
para cada uma das
imagens dos teus risos e sorrisos
que guardo dentro
dos meus olhos fechados



Podia dizer-te que
quando me faltas
os fecho com mais força
Porque quando os aperto
há sempre uma ou outra lágrima que cai
e espero sempre que
ao rolarem pelo meu rosto
alguma traga lá dentro
o cheiro da tua pele
para que eu o sinta perto dos lábios



Podia dizer-te
ainda e de novo
o que te digo e escrevo tantas vezes
Relambórios de coisas
simples de sentir



Podia dizer-te que
todos os dias aprendo a não me importar
de aqui ficar neste ir ficando
No que somos. Ou que nem somos 

Dizes-me que me fazes perder tempo
Podia dizer-te que
o tempo já me cegou os olhos
e me abrandou a necessidade de te procurar
mas que não me arrefeceu o peito 
Que o tempo nunca vai
envelhecer-me as mãos
com que te acaricio as costas
sempre que me pedes
Que o tempo nunca vai
apagar-me a vontade de ti  



Podia dizer-te que um dia vou
Vou, sim
escolher ficar 
mesmo quando me perder neste caminho
Que me paro sempre aqui
onde acaba a estrada, 
me falta o chão e começa o abismo
e recuo os passos dados em um ano
para recomeçar tudo antes do fim
Tudo o que nunca existiu
tudo o que nunca fomos
mas que dentro da casa e do peito
fomos e somos



Podia dizer-te que nada disto é verdade

Mas não posso
Apenas porque não sei
mentir-te

Comentários